Alergia e Imunologia - Perguntas respondidas
-
Procure um alergista na sua região para que seja feito um teste alérgico para picada de insetos e, a partir do resultado, uma vacina para que o organismo da criança vá se tornando menos reativo e sensível ao veneno das picadas.
Dr. Silvio Figueiredo Lima FilhoAlergia E ImunologiaAlergia E Imunologia PediátricaRio de Janeiro / RJ -
A alergia aos insetos himenópteros como abelhas, formigas vermelhas e marimbondos podem ser graves, provocando até mesmo anafilaxia. As picadas por insetos sugadores como pulgas, pernilongos ou carrapatos provocam reações locais como erupções, coceira e às vezes infecções bacterianas secundárias nos locais de picada. Sugiro que procure um alergista que através de testes alérgicos e da história clínica irá diagnosticar que tipo de inseto e o tratamento recomendado. Para as alergias aos insetos himenópteros é fundamental uso de imunoterapia específica (vacinas de alergia) por no mínimo 4 anos seguidos.
-
Os produtos cosméticos e de higiene pessoal podem causar um tipo de reação na pele chamada de dermatite de contato que pode ser irritativa ou alérgica. A linha Epidrat é considerada hipoalergênica (potencial reduzido para alergias), isso explica porque você consegue usar o produto. Procure um alergista, ele poderá te examinar e analisar o tipo de lesão que está ocorrendo na sua pele.
-
As reações alérgicas podem ocorrer em qualquer idade. Falta de ar (dispneia) com inchaço de língua (angioedema) podem ser reações graves e você deverá procurar imediatamente um médico alergista em sua região. Este especialista irá, através de testes alérgicos e outros exames de sangue, investigar as possíveis causas e te dará um planejamento terapêutico para tratar e prevenir as crises.
-
Sim. As reações alérgicas podem ocorrer em qualquer idade e com produtos, alimentos ou medicamentos previamente usados sem reações. Por questões genéticas, o organismo pode a qualquer momento sensibilizar a uma proteína como alimentos e a partir daí desencadear uma série de reações imunológicas que provocarão sintomas.