Antes de definir por tratamento cirúrgico, tem que fazer o diagnóstico da doença que é responsável pelo derrame pleural. O derrame pleural é uma consequência. Sugiro consultar um médico.
Primeiramente, você precisa que alguém avalie sua condição, ouça sua historia para decidir sobre o procedimento. De forma geral, pode-se puncionar o derrame para coletar material e fazer um estudo com a finalidade de definir a causa. Caso haja indicação, pode ser necessário realizar uma cirurgia chamada de pleuroscopia para melhor estudo do derrame.
Trata-se de cirurgia minimamente invasiva que garante retorno precoce às atividades e alta.
Ela deve procurar um ambulatório de cirurgia torácica ou de otorrinolaringologia (ORL) que faça esse tipo de avaliação. No Rio recomendaria a cirurgia torácica dos Hospitais Universitários da UFRJ no Fundão e da UERJ no Pedro Ernesto, ou o serviço de ORL do Hospital de Bonsucesso.
Olá, tudo bem? As calcificações na aorta são comuns com o envelhecimento e níveis alterados de colesterol. Recomendo que agende avaliação com um cirurgião cardíaco pra que ele defina se o local onde está sua calcificação é preocupante.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.