Endocrinologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Tem TSH elevado e T4 total normal. Isso caracteriza o hipotireoidismo subclínico. Deve confirmar o TSH e fazer o T4 livre. Se confirmar, deve tratar. De criança deve começar a tratar, o subclínico sempre deve ser tratado em crianças, grávidas e idosos. Por se tratar de uma doença autoimune, para o resto da vida. Para tanto, para confirmação etiológica deve-se fazer os anticorpos antitireoide (no sangue).
-
O broto mamário que tem desde o nascimento e não evolui é bom pois o crescimento da mama caracteriza de fato o início puberal. O surgimento do odor axilar, um dos sinais da puberdade, é estimulado por um outro grupo de hormônios, diferente do que estimula a mama. Pode acontecer nessa idade, apesar de cedo. Mas convém verificar outros dados como altura, maturação óssea e avaliaçao bioquímica dos hormônios responsáveis. Procure um especialista para ficar mais tranquila.
-
Olá! Provavelmente não é a respota que você espera ler e tudo bem, mas vamos lá.
É importante que você saiba que não há nenhum problema em uma criança desenvolver características ou comportamentos que possam ser considerados como sendo de gênero diferente do sexo que lhe foi atribuído ao nascer. Cada pessoa é única e pode ter sua própria identidade de gênero, que pode ou não ser diferente de seu sexo biológico.
A orientação de gênero é uma questão complexa e muitas vezes é um processo de autodescoberta ao longo da vida. Algumas pessoas podem experimentar comportamentos e expressões de gênero diferentes antes de chegar a uma compreensão clara de sua identidade de gênero.
Se você está preocupado com o bem-estar de seu filho, sugiro que o leve e converse com um profissional de saúde mental ou um especialista em questões de gênero e orientação sexual para obter informações e suporte. Eles podem ajudar a compreender melhor o que seu filho está experimentando e ajudar a garantir que ele seja tratado com amor e respeito.




