Doutor Responde
Login

Geriatria - Perguntas respondidas

Bom dia. Meu pai está com esquecimentos constantes, relembrando o passado com muita frequência e às vezes esquece as pessoas próximas. O que devo fazer?
  • Bom dia. O declínio cognitivo do idoso é uma queixa muito frequente e pode acontecer pelo próprio envelhecimento, quando não há comprometimento da capacidade de realizar as tarefas básicas (não compromete a funcionalidade) ou pode ser doença, como Demência (Alzheimer, Vascular e outras). É essencial que ele seja avaliado por um Geriatra que avaliará as características clínicas e provavelmente irá solicitar exames complementares, como uma Ressonância Magnética Cerebral.

    2
    Dr. Jose Milton Cardoso Júnior
    Dr. Jose Milton Cardoso Júnior
    Geriatria
    Clínica Médica
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
  • Bom dia. Leve seu pai para uma consulta com um geriatra ou um neurologista. O médico fará um teste para verificar se este esquecimento é normal para a idade. Se não for, ele deverá fazer vários exames para ver que enfermidade está tendo, seguidos de um tratamento adequado.

    0
    Dr. Ernesto Alexandre Caye
    Dr. Ernesto Alexandre Caye
    Geriatria
    Porto Alegre / RS
    Solicitar agenda
Minha mãe tem 91 anos, é muito lúcida, mas agora está reclamando que está tendo lapsos de memória, como não se lembrar onde é o mercado que está acostumada a ir. O que devo fazer?
  • Os lapsos de memória são mais comuns quanto maior a idade, mas esquecer coisas já bem consolidadas, como o mercado de costume, requer uma avaliação para definir a causa e tratar. O geriatra seria um grande aliado!

    0
    Drª. Daniela Souza Goncalves Barbieri
    Drª. Daniela Souza Goncalves Barbieri
    Geriatria
    Vitória / ES
    Solicitar agenda
  • Deves levá-la a uma consulta com um geriatra ou um neurolgista para uma avaliação. Provavelmente ela está com início de demência.

    1
    Dr. Ernesto Alexandre Caye
    Dr. Ernesto Alexandre Caye
    Geriatria
    Porto Alegre / RS
    Solicitar agenda
  • Isso é normal para a idade! Estimule seu cérebro com atividades tais como leitura, realização de tarefas tais como tricô, crochê, etc.

    0
    Dr. Fabio Baltazar do Nascimento
    Dr. Fabio Baltazar do Nascimento
    Clínica Médica
    Hematologia E Hemoterapia
    Patos de Minas / MG
    Solicitar agenda
Tenho 46 anos, minha menstruação está desregulada, fui ao ginecologista e ele disse que era assim mesmo, nesta idade vai cessando, não deu anticoncepcional para regular. Aumentei o desejo por doces e engordei. O geriatra poderá me auxiliar?
  • Pode auxiliar, sim. Mas um bom ginecologista ou clínico geral também poderiam. Tudo depende do tipo de consulta do profissional. Normalmente, no consultório particular há tempo para conversar mais com os pacientes e vê-los como um todo. Sua situação poderia ser contornada em uma avaliação ampla e cuidadosa. Infelizmente as consultas de convênios costumam ser muito rápidas...

    0
    • Dr. Luiz Antonio Gil Junior
    1
    Drª. Luciana Pricoli Vilela
    Drª. Luciana Pricoli Vilela
    Clínica Médica
    Geriatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Como evitar ou como melhor conviver com o Mal de Alzheimer?
  • Essa debilidade pode ser minimizada, retardada e até prevenida com os devidos cuidados e estímulos. Alzheimer, não se fala em cura, mas em prevenção e mudança de hábitos, já que a doença envolve fatores genéticos, ambientais e comportamentais. A Prática Ortomolecular visa auxiliar o paciente por meio de um processo chamado de antioxidação. A oxidação do organismo, provocado pelos radicais livres (moléculas produzidas pelo corpo que, em grandes quantidades, interferem negativamente no funcionamento do organismo) faz com que o sistema nervoso crie condições favoráveis à proliferação destas moléculas devido ao alto consumo de oxigênio, ácidos graxos oxidáveis e ferro.
    Quanto antes o paciente for diagnosticado, melhores serão as chances de controlar os sintomas. O tratamento ortomolecular com suplementação à base de antioxidantes como vitaminas, minerais e aminoácidos é indicado até mesmo nos quadros mais avançados da doença, quando o intuito é o de retardar a velocidade da progressão da enfermidade.
    Para evitar a doença, recomenda-se alguns cuidados com a saúde do corpo e da mente, independente de idade: mantenha-se ativo física e intelectualmente; adote uma alimentação saudável, rica em cereais integrais, peixes, frutas e verduras; consulte um médico de confiança e controle o nível de stress no dia a dia.

    2
    Dr. Marco Antonio Campos Casemiro
    Dr. Marco Antonio Campos Casemiro
    Geriatria
    Ribeirão Preto / SP
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.