Geriatria - Perguntas respondidas
-
Bom dia. O declínio cognitivo do idoso é uma queixa muito frequente e pode acontecer pelo próprio envelhecimento, quando não há comprometimento da capacidade de realizar as tarefas básicas (não compromete a funcionalidade) ou pode ser doença, como Demência (Alzheimer, Vascular e outras). É essencial que ele seja avaliado por um Geriatra que avaliará as características clínicas e provavelmente irá solicitar exames complementares, como uma Ressonância Magnética Cerebral.
-
Ele pode ser avaliado por geriatra ou neurologista.
-
Pode auxiliar, sim. Mas um bom ginecologista ou clínico geral também poderiam. Tudo depende do tipo de consulta do profissional. Normalmente, no consultório particular há tempo para conversar mais com os pacientes e vê-los como um todo. Sua situação poderia ser contornada em uma avaliação ampla e cuidadosa. Infelizmente as consultas de convênios costumam ser muito rápidas...
-
Essa debilidade pode ser minimizada, retardada e até prevenida com os devidos cuidados e estímulos. Alzheimer, não se fala em cura, mas em prevenção e mudança de hábitos, já que a doença envolve fatores genéticos, ambientais e comportamentais. A Prática Ortomolecular visa auxiliar o paciente por meio de um processo chamado de antioxidação. A oxidação do organismo, provocado pelos radicais livres (moléculas produzidas pelo corpo que, em grandes quantidades, interferem negativamente no funcionamento do organismo) faz com que o sistema nervoso crie condições favoráveis à proliferação destas moléculas devido ao alto consumo de oxigênio, ácidos graxos oxidáveis e ferro.
Quanto antes o paciente for diagnosticado, melhores serão as chances de controlar os sintomas. O tratamento ortomolecular com suplementação à base de antioxidantes como vitaminas, minerais e aminoácidos é indicado até mesmo nos quadros mais avançados da doença, quando o intuito é o de retardar a velocidade da progressão da enfermidade.
Para evitar a doença, recomenda-se alguns cuidados com a saúde do corpo e da mente, independente de idade: mantenha-se ativo física e intelectualmente; adote uma alimentação saudável, rica em cereais integrais, peixes, frutas e verduras; consulte um médico de confiança e controle o nível de stress no dia a dia.