Hepatologia - Perguntas respondidas
-
Boa noite. GGT pode significar muito. É uma enzima que aparece elevada nos casos de inflamação do fígado. Vc deve consultar um hepatologista de forma presencial ou online para melhor avaliação do seu caso. Atenciosamente.
-
Apenas um resultado de um exame isolado não permite interpretação. Certamente foram feitos outros exames ao mesmo tempo, tais como AST ou TGO, ALT ou TGP e possivelmente FA (fosfatase alcalina). Tendo todos esses em mãos e, principalmente, se tivermos esses mesmos exames de uma dosagem anterior, aí sim se pode interpretar e entender o significado dessa alteração de agora.
-
As alterações de TGO e TGP podem ter uma grande variedade de causas. Muitas vezes são determinadas por doenças do fígado / vias biliares, mas mesmo doenças sistêmicas ( que acometem vários órgãos ) ou ainda o uso de vários medicamentos podem cursar com elevação destas enzimas. Da mesma forma que na análise de qualquer outro exame complementar, esta ( pequena ) alteração laboratorial deve ser interpretada no contexto dos sintomas do paciente e também de outros resultados de exames laboratoriais que devem ter sido solicitados em conjunto. Não deixe de conversar com seu médico.
-
Infelizmente não existe remédio muito bom para esteatose. Procure um hepatologista para te orientar em relação a possíveis fatores causais e consequências da doença e será orientado quanto a possibilidade de um tratamento. Abraços cordiais.
-
O tratamento da esteatose hepática não é necessariamente medicamentoso, quando há indicação geralmente é complementar a mudanças do estilo de vida, exercícios físicos e dieta. Porém, algumas doenças podem causar esteatose e será necessário tratá-las também. Procure um hepatologista para seu diagnóstico. Boa sorte!
-
Não existe tratamento medicamentoso específico para esteatose hepática, mas alguns medicamentos podem ser usados de forma "off label" de acordo com o estágio da doença que o paciente se encontra. Porém, o principal tratamento consiste em mudanças no estilo de vida e perda de peso, incluindo alimentação saudável e atividade física. Marque consulta com o hepatologista para uma avaliação adequada.



