Mastologia - Perguntas respondidas
-
Na maioria das vezes, o câncer de mama não apresenta sintomas, mas apresenta vários sinais. O sintoma mais comum, quando presente, é a dor que aparece em alguns casos de câncer em estágios mais avançados. Porém, os sinais do câncer de mama podem ser, principalmente, nódulos palpáveis, ínguas palpáveis na axila, saída de secreção pelo mamilo, inversão do mamilo, retração da pele, e nos casos mais avançados lesões de pele como úlceras, vermelhidão.
-
Existem algumas características dos tumores mamários que são fundamentais para fatores preditivos (ou seja, predição de resposta à terapia instaurada) e prognósticos (ou seja, como vai ser a evolução daquela doença ou o quão grave ela é). A imunohistoquímica mostra alguns desses fatores como os receptores hormonais e a proteina HER 2. Um padrão imunohistoquímico negativo provavelmente se refere ao fato de que esses receptores hormonais e o HER 2 são negativos, caracterizando uma determinada classe dos cânceres de mama.
-
Inicialmente, importa esclarecer que não tivemos acesso a informação de sua idade, porém, encontrar um relato de mamas densas no exame de mamografia em pacientes jovens é bastante comum. Como orientação para você, é recomendado que pacientes que apresentam mamas densas na mamografia, tenham sua avaliação complementada com um exame de ultrassonografia mamária. Isto é importante, pois possibilita detectar nódulos ou massas que podem ficar obscurecidos pela alta densidade do tecido mamário no exame de mamografia.