Fribroadenoma é uma mínima chance de evolução para câncer de mama, menor de 0,2%, se restringindo a alguns casos raros apenas descritos em literatura. São nodulos comuns nas fase de menacme, período entre a primeira menstruação e a menopausa e podem ser múltiplos e bilaterais.
Microcalcificações agrupadas no exame de mamografia, como qualquer alteração em exames de imagem das mamas, deverá ser classificada pelo sistema BIRADS. Esta classificação é utilizada internacionalmente nos laudos radiológicos de exames de imagem de mamas. Microcalcificações agrupadas sem características suspeitas, normalmente serão classificadas como BIRADS 3 e em geral deverão permanecer em acompanhamento semestral. Quando há alguma característica de suspeição (irregulares, diferentes entre si, etc.), elas serão classificadas pelo menos como BIRADS 4 e deverão ser submetidas à um exame de biópsia guiada pelo método de estereotaxia (imagem obtida pela mamografia) para esclarecimento diagnóstico. É aconselhável que você busque atendimento com um médico mastologista para um esclarecimento definitivo do quadro. Espero ter lhe ajudado com sua dúvida.
Microcalcificações agrupadas podem apresentar associação com câncer de mama em até 20% dos casos. Recomendo consultar com seu Mastologista para avaliar necessidade de continuar a investigação.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.