Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
O transtorno do espectro autista é um complexo transtorno do neurodesenvolvimento e o seu diagnóstico pode ser feito por pediatras do desenvolvimento e comportamento, neurologistas pediátricos e psiquiatras da infância e adolescência, com expertise no assunto, através de história clínica detalhada e instrumentos observacionais padronizados aplicados por eles e parecer de psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo e escola. Não existe marcadores biológicos ou exames complementares que confirmem o diagnóstico. É um diagnóstico clínico e idealmente feito até 2 anos, mais tardar até os 3 anos. Essa avaliação poderá ser feita pelo próprio psiquiatra que atende a criança.
-
O diagnóstico de enxaqueca é clínico, isto é, avaliação médica. Exames complementares, como de imagem, devem ter sua indicação exclusiva. O acompanhamento com neuropediatra é muito importante para avaliar a necessidade de medicação profilática. Aproveite a teleconsulta para tirar suas dúvidas. Ao seu dispor.
-
Olá, sim, é fundamental esta avaliação com o neuropediatra de forma urgente. Caso ele perca novamente a visão e persista, é importante levá-lo a uma emergência. Existem muitos diagnósticos possíveis. Uma consulta com o especialista é fundamental. Aproveite a teleconsulta para orientação. Ao seu dispor.