Doutor Responde
Login

Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas

Meu filho tem as melhores notas, mas não fica quieto e dá muito trabalho na escola. Ele entra no mundo que é só dele... mas é muito inteligente. Pode ser transtorno?
  • O transtorno de hiperatividade em geral causa mal desempenho escolar. Crianças inteligentes muitas vezes são um pouco hiperativas e normalmente a criança com 6 a 8 anos apresenta muita atividade. Contudo, se o comportamento de seu filho chega a incomodar, procure um psiquiatra infantil para uma boa avaliação.

    0
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Para ser Neuropediatra, tem que ter especialização em Neurologia Infantil?
  • Primeiro o médico deve fazer residência médica em pediatria e em seguida residência médica em neurologia pediátrica. No total, 4 anos de especialização.

    0
    Dr. Augusto Cesar Machado
    Dr. Augusto Cesar Machado
    Neonatologia
    Pediatria
    Taguatinga / DF
    Solicitar agenda
Meu filho tem dificuldade para falar e não se concentra.
  • É importante que o pediatra identifique se há algum atraso no desenvolvimento e que o paciente seja encaminhado a um especialista neuropediatra o quanto antes para avaliação detalhada.

    0
    Dr. Andre Felipe Pinto Duarte
    Dr. Andre Felipe Pinto Duarte
    Neurologia Pediátrica
    Petrópolis / RJ
    Solicitar agenda
Meu filho tem 10 anos, tem muita dificuldade no aprendizado escolar, seria o caso dele tomar algum remédio?
  • É importante que ele seja avaliado por um neuropediatra, junto com uma equipe multidisciplinar com fonoaudióloga e psicóloga.

    0
    Dr. Andre Felipe Pinto Duarte
    Dr. Andre Felipe Pinto Duarte
    Neurologia Pediátrica
    Petrópolis / RJ
    Solicitar agenda
Meu filho tem 11 anos, foi diagnosticado com TDAH e foi receitado o medicamento TAFRANIL um comp pela manhã e meio comp de ritalina, mais seções de psicoterapia. Gostaria de uma opinião, pois, lemos uma reportagem condenando o uso da ritalina.
  • Quando a criança está com dificuldade de aprendizado escolar deveria procurar um profissional que possui maior experiência com esse grupo de paciente como: neuropediatra, neurologista e psiquiatra. Existe uma série de doenças que podem levar a criança a ter dificuldade na escola. Há problemas de ordem familiar, outros decorrentes de problemas ocorridos durante a gestação da criança, outros decorrentes de doenças neurológicas tais como: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, autismo, dislexia e discalculia, etc. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade possui diversos medicamentos como opção de tratamento. Nota-se entretanto que o metilfenidato (Ritalina/Concerta) apresenta resultados superiores aos demais tratamentos. O compêndio de neurologia infantil (Pianetti e Fonseca) coloca que o metilfenidato é a droga com resultados melhores para o tratamento dessa doença. O grande problema dessa medicação é o preço elevado e a receita amarela que é muito burocrática a obtenção por parte dos médicos. O que tem ocorrido é o diagnóstico incorreto do TDAH com uso demasiado da medicação em crianças que não apresentam esse diagnóstico. É de grande importância que a história clínica da criança seja colhida em detalhes e que seja realizado um exame neurológico completo. Exames complementares podem ser solicitados com intuito de confirmar ou afastar determinado diagnóstico. Relatórios emitidos pelas escolas podem auxiliar no diagnóstico.

    0
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.