Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Provavelmente você já apresenta presbiopia. Hoje em dia, temos um grande arsenal de lentes de contato que se enquadram em quase todos os casos. Todo paciente candidato a lente deve ser avaliado pelo oftalmologista antes de usar a lente e ser acompanhado para evitar complicações. Geralmente, para praticar corrida, basta uma boa visão de longe. Casos em que os pacientes querem boa visão para olhar o relógio e monitorar frequência cardíaca, distância, tempo entre outros, podem ter dificuldades quando são présbitas. Nestas situações, podemos indicar báscula ou multifocais, mas a melhor conduta é individualizada e deve ser tomada em conjunto (médico x paciente).
-
(faltou informar idade e sexo)
Desde que diagnosticada e tratada antes dos 6 anos de idade, a recuperação é total. Após aquela idade, o tratamento será tão menos eficaz quanto mais avançada a idade. Assim, convém tratá-la o quanto antes. A despeito disto, e salvo doença associada progressiva, não há risco de cegueira. Quanto às dores de cabeça, convém esclarecer em exame consciencioso - sempre sob cicloplegia ("dilatação das pupilas").
-
(faltou informar idade e sexo)
Todo procedimento médico envolve riscos, mas, em mãos competentes e experientes, a cirurgia refrativa é bastante segura. Antes de decidir pela cirurgia, no entanto, é indispensável certificar-se de que o "grau" esteja de fato estabilizado. -
Bom dia! Como você tem alta miopia, a cirurgia refrativa a laser (LASIK/PRK) provavelmente não será possível. Assim, a técnica provavelmente proposta seria de implante de lente intraocular, que é uma cirurgia com risco maior que a anteriormente citada. Não podemos esquecer que qualquer cirurgia tem seus riscos inerentes.