Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Geralmente é mais seguro procurar-se inicialmente uma avaliação psiquiátrica, para excluir causas mais graves (transtornos psiquiátricos). Mas, crises de fúria dirigidas a um único indivíduo sugerem, paralelamente, problemas psicológicos/comportamentais, independente de existir ou não um transtorno psiquiátrico.
-
Faça uma consulta com um psiquiatra e relate a ele, pessoalmente, os detalhes do caso de sua sogra. Muitas vezes, sendo informado dos detalhes do caso e das características comportamentais da pessoa, um psiquiatra consegue dar orientações de como estimular a pessoa a aceitar ajuda.
-
Situação complicada porque o ideal seria ir ao psiquiatra mesmo, mas como ela não aceita poderia tentar levá-la ao Clínico mesmo (ele pode iniciar o tratamento ou convencê-la de que precisa do tratamento) ou ao psicólogo, que trabalharia as questões que a fazem recusar o tratamento com psiquiatra.
-
Todo psiquiatra e todo neurologista deveria saber avaliar se uma pessoa está com demência de Alzheimer, através da avaliação clínica, exame psíquico e exames complementares como ressonância magnética e SPECT. Por vezes, pode ser necessária também uma avaliação neuropsicológica.
-
Procure o posto de saúde mais próximo à sua casa. Lá, certamente, eles têm esta informação.
-
A sertralina é indicada para o tratamento de alguns transtornos de ansiedade, mas não de todos. Também pode haver diferenças nas doses eficazes para cada pessoa. Além disto, a ação dela pode requerer várias semanas para se iniciar. O uso do Rivotril SL* (clonazepam) deve ser o mais esporádico possível, porque o clonazepam, se usado com frequência, pode trazer efeitos colaterais indesejáveis ou mesmo danosos. Em muitos casos, a psicoterapia também está indicada, além do tratamento medicamentoso.
-
A sertralina é um ótimo remédio, mas não funciona para todos os casos. A sertralina é indicada para o tratamento de alguns transtornos de ansiedade (como TAG), mas não para todos os casos. Também pode haver diferenças nas doses eficazes para cada pessoa, então o ajuste da dose pode ser necessário em seu caso. Além disto, a ação da Sertralina pode requerer 3-4 semanas para se iniciar. O uso do Rivotril sublingual (clonazepam) deve ser o mais esporádico possível, usado como medicação SOS ou de resgate, porque o clonazepam sublingual de 0,25mg, se usado com frequência, pode trazer efeitos colaterais indesejáveis ou mesmo danosos ou até dependência física ou psicológica. Em muitos casos, a psicoterapia, meditação e exercícios físicos regularmente também estão indicados, além do tratamento medicamentoso.