Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Deve procurar um serviço ou consultório com profissional(is) experiente(s) no tratamento de transtornos de uso de substâncias. Há em postos de saúde, pode haver em convênios e, certamente, em consultórios particulares. Instituições como NARANON e ALANON também podem ajudar, em muitos casos.
-
Você pode fazer várias coisas, mas vou te passar algumas que considero que podem ajudar.
Procure o narcótico anônimo ou alcoólico anônimo e acompanha ele nas reuniões. Ele precisa de apoio.
Você pode colocar ele em um centro de recuperação para dependentes. Tem vários no Brasil e com certeza tem na sua cidade.
Procure um psiquiatra que tenha experiência no tratamento com dependentes e formação também.
Procure o CAPS da sua cidade. Lá o atendimento e acompanhamento já podem começar.
Procure o CAPS álcool e drogas. Lá é um centro especializado pra ajudar pessoas com problemas com álcool e drogas.
Leve ele pra um centro religioso. A fé é um fator que protege a pessoa contra as drogas.
Procure igrejas que tem um trabalho voltado para os dependentes químicos (dica: Universal).
Forte abraço. Deus abençoe.
Faço consulta online.
-
Olá o principal profissional nesse momento é o Psiquiatra. Você com certeza vai conseguir ajudar ele.
Forte abraço.
Atendimento online pelo Instagram. -
Deve procurar um serviço com profissional(is) com prática em transtornos por uso de substâncias. Existem em postos de saúde, pode ter em convênios e certamente há, em consultórios particulares. Entidades como NARANON e ALANON talvez também possam orientar você.
-
Ele deve voltar a fazer tratamento com psiquiatra.
-
Certamente deve procurar um(a) psiquiatra e, muito provavelmente, ele(a) poderá ajudar você.
-
3 pontos importantes para evitar a "falha" no tratamento da ANSIEDADE:
1. Tratar a raiz do problema:
Antes de solicitar um procedimento, é necessário que o psiquiatra faça uma minuciosa avaliação. Por exemplo, é preciso avaliar os gatilhos responsáveis por "nutrir/alimentar" a ansiedade.
2. Se atentar à evolução do tratamento da ansiedade.
Em vista disso, muitos psiquiatras, assim como eu, aderem a prescrever antidepressivos para ansiedade, ansiolíticos e psicoterapia. São realizadas diversas tentativas com uso de diversos antidepressivos que serão usados para acompanhar a evolução dos sintomas de ansiedade e daí ver o resultado do tratamento em meses. Como eu sempre costumo dizer: "antidepressivo não é como antibiótico, não tem ação rápida". No caso da ansiedade, isto é muito verdade.
3. Entender que existem diversos tratamentos, existem mais de 40 tipos de ansiolíticos e antidepressivos, cada qual para um tipo específico de ansiedade.
As modalidades de tratamento para ansiedade apresentam diferentes níveis de potência e modo de ação. Isso explica a diferença na apresentação de resultados, e números de sessões da terapia cognitiva e também são muito importantes para o controle da ansiedade. O uso de antidepressivos e ansiolíticos deve caminhar junto com a psicoterapia. Falando em caminhada, fazer atividade física regular e meditação ajudam muito a melhorar a disposição do paciente e a controlar a ansiedade. -
Na verdade é identificar se ela atrapalha a sua vida ou não. Pra isso procure primeiro um psicólogo, pois ele vai te ajudar a encontrar o foco da Ansiedade e também ajudar você a se livrar de um Transtorno de ansiedade.
Caso não melhore, ele vai encaminhar pra o Psiquiatra.
Atendimento online pelo Instagram. -
Deve procurar uma avaliação psiquiátrica. Sintomas de ansiedade podem não ser doença, em muitos casos. Em outros, configuram um problema a ser tratado com psicoterapia e, em vários casos, podem ser bem tratados com medicação. Mas, precisa fazer o diagnóstico, primeiro.



