Sexologia - Perguntas respondidas
-
O tratamento inclui psicoterapia e o uso de antidepressivos, que aumentam a quantidade de serotonina no cérebro, que é eficaz para baixar o nível de ansiedade. Nesse processo, é muito importante contar com a ajuda de uma parceira cooperativa. Na maioria dos casos, o homem consegue aprender a controlar a ejaculação através de instrução e praticando técnicas simples. Aqui vão algumas dicas:
Durante o dia
Comece a exercitar os músculos PC. Quais são eles? Aqueles que contraem para conter o fluxo de urina. Sabe quando precisa cortar o xixi no meio ? Então, é esse movimento que terá que fazer duas ou três vezes ao dia, cerca de vinte vezes seguidas. Cuidado para não usar os músculos abdominais (um erro comum). Depois das contrações, respire fundo e segure a respiração por cerca de três segundos. Esses exercícios simples podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar, ninguém irá notar. Você precisará de no mínimo duas semanas ou mais para começar a notar mudanças significativas.
Ponto sem volta
Todo homem possui um ponto sem volta . Este momento é quando os músculos ao redor do pênis começam a se mover e a ejaculação é certa. A dica que darei a seguir, é para que você aprenda a identificar este momento e consiga parar a estimulação um pouco antes, prorrogando assim o momento da ejaculação.
Iniciar /parar
O objetivo é alcançar quinze minutos de estimulação sem ejacular. Começando sozinho, você deve estimular a si mesmo (tendo em mente sua esposa, claro), mas parar um pouco antes do ponto sem volta. Assim que sentir que está chegando perto demais, pare toda a estimulação e espere até a sensação parar. Então comece de novo. Repita até alcançar os quinze minutos. Se não conseguir parar a tempo, fique tranquilo. Descarte essa experiência e tente um ou dois dias depois. Esses exercícios podem ser realizados três vezes por semana.
Assim que alcançar um determinado nível de controle, poderá envolver-se num jogo de começar e parar com sua esposa. Você precisará da compreensão e cooperação dela. Isso é, na verdade, mais um treino do que uma relação em si. O objetivo aqui também é alcançar os quinze minutos sem ejacular. Lembre-se, é um exercício que, se for bem feito, os dois terão a ganhar. Persistam!
Técnica do aperto
Deve ser usado junto com a esposa e o método start-stop. Assim que o ponto sem volta estiver se aproximando, o marido tira o pênis da vagina de sua esposa e ela rapidamente posiciona o polegar na parte debaixo do corpo do pênis e os dedos indicador e médio em cima, logo abaixo da cabeça do pênis. Ela deve então apertar com firmeza (mas com cuidado para não machucar) e de maneira constante, até que a sensação pare, aí então poderão prosseguir com a relação. O método poderá ser repetido sempre que necessário.
Puxar o escroto
O processo é o mesmo do método do aperto, mas ao invés de pressionar o pênis, a esposa terá que puxar o escroto para baixo, para longe do corpo do marido, mas muito gentilmente e sem apertar os testículos (o que seria muito dolorido), e mantar essa posição por alguns segundos. Assim que a excitação diminuir, o casal poderá continuar.
Ejaculação Precoce Secundária
A ejaculação precoce também pode acometer homens de qualquer idade, com tempo de ejaculação normal, mas que por algum motivo se tornaram mais ansiosos. Nestes casos, as recomendações são as mesmas. Um bom médico poderá orientá-lo.
Recomendações Finais
* Não se acanhe se tiver ejaculação precoce e procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. A terapia sexual costuma dar bons resultados;
* Esteja aberto para o tratamento psicoterápico. Além de ajudar a resolver a causa do problema, ele envolve a participação da companheira, o que repercute na melhora do relacionamento;
* Saiba que o orgasmo simultâneo (homem e mulher juntos) é raro. Se acontecer, melhor, caso não, fiquem tranquilos! O que importa, realmente, é que os dois se satisfaçam, cada um a sua maneira e no seu tempo.
Enfim, mulheres podem aprender a ter orgasmos e homens podem aprender a retardá-los. Uma vez que a tendência dos homens é chegar ao clímax muito antes das mulheres, a recomendação é que o pênis deve ser a última coisa a ser usada durante uma relação. O que você disse? É isso mesmo! O ideal é usar tudo o que tem para dar prazer a sua esposa antes de penetrá-la. Uma dica para os que estão iniciando a vida sexual com o cônjuge e ainda enfrentam este problema, é algumas horas antes da relação se auto-estimular. Não use pornografia ou fantasias impróprias. Encher sua mente com tais poluentes apenas prejudicará seu casamento. Sua meta é se tornar um amante melhor para sua esposa, então, pense nela! E nunca use a masturbação para substituir o sexo com sua esposa, isso é alienante e destrutivo. Mas se você a estiver usando como uma preparação para dar mais prazer a ela, creio que é aceitável, e muitas vezes sábio!Abnézer Lima da SilvaSorocaba / SPSolicitar agenda
-
É importante investigar se não existe algum problema orgânico relacionado à ereção. Verificar também se está com alguma questão pessoal, problemas no relacionamento ou pensando em coisas que lhe deixam nervoso na hora H. Procure um profissional de confiança e converse sobre isso.
Bruna Coelho FernandesSexologia
-
O fato da sua ejaculação ocorrer na masturbação já é um sinal de que não existe nenhum fator orgânico que pudesse ser responsável pela falta da ejaculação no ato sexual. Isso nos faz crer que talvez a ansiedade e a preocupação de que a ejaculação ocorra seja justamente o que está impedindo que ela ocorra. Preste atenção se você se entrega ao ato sexual da mesma forma que na masturbação. Provavelmente na masturbação não há a preocupação se irá conseguir chegar à ejaculação e por isso mesmo você consiga se entregar às fantasias eróticas se excitando tranquilamente até atingir um nível alto de excitação chegando à ejaculação sem nenhuma dificuldade. Procure focar nas suas sensações eróticas e não no fato de se a ejaculação irá ocorrer ou não pois, quanto mais você tiver a intenção de ejacular, menos chance você terá da ejaculação ocorrer.
Walkiria FernandesSexologia
-
O desejo sexual se manifesta de diversas formas. No campo sexual, não há problema do desejo ser dessa forma. Socialmente o tamanho do pênis é muito significativo, mas na realidade o que determina o prazer sexual na relação é se existe a compatibilidade entre o casal.
Bruna Coelho FernandesSexologia