Carbamazepina - Perguntas respondidas
-
Se for carbamazepina solução de 20 mg/ml, serão necessários 10 ml para perfazer 200 mg. Geralmente (mas nem sempre) um conta-gotas contém 20 gotas e equivale a 1 ml.
-
A carbamazepina pode ser usada em algumas dores de origem neurológica e algumas neuropatias podem envolver componente doloroso. Não é uma droga de primeira opção, de modo geral, mas cabe ao neurologista decidir qual a melhor substância, no caso de sua esposa. Quanto a riscos do uso de carbamazepina, vão depender de uma série de fatores individuais do caso de sua esposa, impossíveis de pesar, aqui, sem a ter avaliado. Deve conversar com o neurologista e o endocrinologista dela.
-
Normalmente, não se espera este efeito colateral. Pode haver, entretanto, em algumas pessoas, diminuição do desejo sexual. Converse com o médico que prescreveu a carbamazepina.
-
A agitação (hiperatividade) é normalmente sinal do próprio transtorno de déficit de atenção-hiperatividade (TDAH). Carbamazepina não é uma substância normalmente indicada em casos de TDAH - a não ser que, apesar dos sintomas que você refere, as causas deles sejam outras (que não TDAH).
-
A carbamazepina tem indicações bem precisas e isto prevê, por exemplo, que sintomas de humor do transtorno bipolar podem melhorar com ela. Mas, se as alterações não tiverem uma causa específica e prevista nos estudos com a droga, não se pode prever que vá ser útil. E, se não se pode prever a utilidade, considerando que todas as drogas podem ter efeitos colaterais, o mais seguro, quase sempre, é não usar. Vá a um psiquiatra e faça uma consulta, para determinar a(s) causa(s) de suas alterações de humor (falta de paciência e sentir-se insuportável), de modo que possa ser instituído o tratamento correto para seu caso.