Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
Tenho Saf, estou tomando AAS diariamente, o médico está certo?
-
O diagnóstico da síndrome do anticorpo antifosfolipídeo (SAAF) não é simples. Portanto, a primeira questão é se o diagnóstico realmente está correto. Se está, o uso de AAS como única profilaxia para trombose é insuficiente. A não ser que haja alguma contraindicação formal, recomenda-se a anticoagulação com varfarina ou enoxaparina junto com o AAS.
Tenho o sangue muito grosso, toda vez que vou fazer exame a pessoa que vai coletar o sangue pergunta se me alimento bem.
Fiz uma consulta com um médico e ele informou que tenho que procurar um especialista. Tenho que fazer uma "sangria". O que é isso?
Boa tarde. Meu médico me aconselhou a me consultar com um hematologista após dois exames terem detectado que tenho SÍNDROME DO ANTICORPO ANTIFOSFOLÍPIDE - SAF. Em que consiste o tratamento?
-
Basicamente, no uso de medidas de profilaxia de trombose. O anticoagulante oral mais adequado na SAAF é a varfarina (Marevan). Em determinadas situações (ex: internação, realização de cirurgia ou procedimento invasivo), a enoxaparina pode ser preferível pela maior facilidade de manejo.