Não, o oncologista atua nos casos diagnosticados, porém, toda pessoa deverá ter hábitos de vida saudáveis e realizar exames de screening para determinados cânceres tais como mamografia, citopatologia, exame de próstata para o sexo masculino, além de visita periódica ao seu médico de confiança.
Jamais. A não ser que o Oncologista atue também como Clínico Geral, que é o médico responsável por fazer esse tipo de medicina, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer.
Sim, existe. Mas a resposta depende de muitas variáveis ligadas ao tipo de linfoma (são muitos!), ao paciente (estado de saúde, presença de outras doenças concomitantes) e ao tratamento disponível.
É uma anemia na qual o volume corpuscular médio (VCM), também chamado de volume globular médio (VGM) situa-se na faixa normal (geralmente de 80 a 100 fl). Ou seja, as hemácias têm volume normal, apesar de estarem em quantidade reduzida.
Um problema não tem nada a ver com o outro, provavelmente. Sem saber qual é a CAUSA da redução das plaquetas e da anemia, não é possível avaliar o tratamento.
Tem alguma dúvida sobre Hematologia e Hemoterapia?
Médicos que concordaram
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.