Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Qualquer que seja a hemorragia, aguda ou crônica há que se determinar a causa e fazer o tratamento adequado, pois a aguda poderá levar ate ao óbito e a crônica, poderá ser consequência de um tumor, distúrbio da coagulação, úlcera, mioma, dependendo obviamente da localização do sangramento.
-
Olá, boa tarde ! Normalmente consideramos uma anemia importante/grave aquela que necessita de transfusão de sangue - geralmente quando o nível de hemoglobina encontra-se abaixo de 7,0. Mas, existem pacientes que mesmo com valores acima de 7.0, apresentam sintomas importantes relacionados à anemia como: palpitações, cansaço excessivo e palidez, desta forma, também podem ser considerados pacientes com anemia importante. Cada caso deve ser analisado individualmente.
-
Hemoterapia é um ramo da Hematologia dedicado ao estudo das técnicas de transfusão sanguínea. Todos os hemoterapeutas são hematologistas, pois a formação desses especialistas engloba o aprendizado tanto da parte clínica (hematologia) quanto transfusional (hemoterapia). Não se deve confundir HEMOTERAPIA com "auto-hemoterapia", que é uma técnica muito duvidosa, sem respaldo científico, e que não faz parte do currículo da especialização em Hematologia-Hemoterapia.
-
Olá!
Não tenho informações complementares como idade, doenças crônicas, etc, mas plaquetopenia possui inúmeras causas que vão desde viroses a autoimunidade, portanto, um diagnóstico correto dessa causa é que irá determinar o prognóstico e as medidas terapêuticas adequadas e em muitos casos a cura é totalmente possível. Procure um Hematologista que irá acompanhar melhor o caso.