Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Você me parece estar com um quadro depressivo. Procure ajuda especializada de um psiquiatra e um psicólogo para melhor avaliação e conduta. 3 pontos importantes para evitar a "falha" no tratamento da DEPRESSÃO:
1. Tratar a raiz do problema:
Antes de solicitar um procedimento, é necessário que o psiquiatra faça uma minuciosa avaliação. Por exemplo, é preciso avaliar os gatilhos responsáveis por "nutrir/alimentar" a depressão.
2. Se atentar à evolução do tratamento da depressão:
Em vista disso, muitos psiquiatras assim como eu, aderem a prescrever antidepressivos e psicoterapia. São realizadas diversas tentativas com uso de diversos antidepressivos que serão usados para acompanhar a evolução dos sintomas depressivos e dai ver o resultado do tratamento em meses. Como eu sempre costumo dizer: "antidepressivo não é como antibiótico, não tem ação rápida".
3. Entender que existem diversos tratamentos, existem mais de 40 antidepressivos, cada qual para um tipo específico de depressão.
As modalidades de tratamento para depressão apresentam diferentes níveis de potência e modo de ação. Isso explica a diferença na apresentação de resultados, e números de sessões da terapia também são muito importantes. O uso de antidepressivos deve caminhar junto com a psicoterapia. Falando em caminhada, fazer atividade física regular ajuda muito a melhorar a disposição do paciente. -
Procure um psiquiatra. Apesar de que depressão é uma das grandes causas do que refere como sintoma, não é a única causa. Mas, somente numa consulta um psiquiatra pode avaliar seu caso e tratá-lo devidamente. Não é possível diagnosticar ou aconselhar por internet, sem conhecer o caso. Porém, a grande maioria dos casos como o seu tem tratamento e evoluem muito bem.
-
Um bom psiquiatra deve ter experiência com pessoas idosas, também. A não ser os quadros demenciais e alguns outros quadros cognitivos e de origem orgânica, basicamente todos os quadros em idosos são os mesmos que em adultos. Uma vez feito o diagnóstico, apenas se deve ter cuidado para medicar (se for o caso), no sentido de que as doses e eventuais aumentos de doses procedem de modo diferente do que em adultos jovens. Mas, há alguns psiquiatras que se dedicam mais a pessoas idosas do que a média, se faz questão disto. Talvez o próprio hospital onde esteve possa indicar algum.
-
Não pare de tomar nenhuma medicação sem avisar o seu médico psiquiatra. Procure o psiquiatra para melhor avaliação e conduta. Para ansiedade, acupuntura, atividade física regular, academia e ioga podem te ajudar, além da psicoterapia e do tratamento psiquiátrico. Evite também cafeína e energéticos.
-
Deve voltar ao(à) seu(sua) psiquiatra ou, se não quiser, procurar outro(a). Não é possível, à distância, sem conhecer seu caso, orientar tratamento.
-
3 pontos importantes para evitar a "falha" no tratamento da ANSIEDADE:
1. Tratar a raiz do problema:
Antes de solicitar um procedimento, é necessário que o psiquiatra faça uma minuciosa avaliação. Por exemplo, é preciso avaliar os gatilhos responsáveis por "nutrir/alimentar" a ansiedade.
2. Se atentar à evolução do tratamento da ansiedade.
Em vista disso, muitos psiquiatras, assim como eu, aderem a prescrever antidepressivos para ansiedade, ansiolíticos e psicoterapia. São realizadas diversas tentativas com uso de diversos antidepressivos que serão usados para acompanhar a evolução dos sintomas de ansiedade e daí ver o resultado do tratamento em meses. Como eu sempre costumo dizer: "antidepressivo não é como antibiótico, não tem ação rápida". No caso da ansiedade, isto é muito verdade.
3. Entender que existem diversos tratamentos, existem mais de 40 tipos de ansiolíticos e antidepressivos, cada qual para um tipo específico de ansiedade.
As modalidades de tratamento para ansiedade apresentam diferentes níveis de potência e modo de ação. Isso explica a diferença na apresentação de resultados, e números de sessões da terapia cognitiva e também são muito importantes para o controle da ansiedade. O uso de antidepressivos e ansiolíticos deve caminhar junto com a psicoterapia. Falando em caminhada, fazer atividade física regular e meditação ajudam muito a melhorar a disposição do paciente e a controlar a ansiedade. -
Na verdade é identificar se ela atrapalha a sua vida ou não. Pra isso procure primeiro um psicólogo, pois ele vai te ajudar a encontrar o foco da Ansiedade e também ajudar você a se livrar de um Transtorno de ansiedade.
Caso não melhore, ele vai encaminhar pra o Psiquiatra.
Atendimento online pelo Instagram. -
Deve procurar uma avaliação psiquiátrica. Sintomas de ansiedade podem não ser doença, em muitos casos. Em outros, configuram um problema a ser tratado com psicoterapia e, em vários casos, podem ser bem tratados com medicação. Mas, precisa fazer o diagnóstico, primeiro.
-
Certamente deve procurar um(a) psiquiatra e, muito provavelmente, ele(a) poderá ajudar você.