Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
Olá, apenas um discreto aumento da contagem de leucócitos não permite fazer nenhum diagnostico, pois infecções virais, bacterianas e até mesmo exercício físico podem elevar a contagem, portanto, seriam necessárias novas informações tais como se febre, tomando medicamentos, qual o tipo de leucócitos que estaria aumentando a contagem, dentre outras. Diante disso, sugiro que um pediatra ou hematologista avalie seu filho para diagnóstico preciso.
-
Significa que o número de leucócitos por milímetro cúbico do seu sangue é esse. Para saber se é preocupante ou não, é necessário ter também a contagem diferencial, com as porcentagens dos diferentes tipos de leucócitos. E também entender o contexto (sintomas, motivo da realização do exame etc).
-
Sim, deve. O termo "doença falciforme" é amplo, pois engloba todas as doenças nas quais os sintomas se devem à presença da hemoglobina S. As mais importantes dentro dessa categoria são a anemia falciforme, a doença SC e a SBeta-talassemia. As complicações da doença falciforme podem ser graves e irreversíveis, e os portadores de tais doenças devem ser acompanhados por um hematologista desde o início da vida.


