Neurocirurgia - Perguntas respondidas
-
Boa noite! Oriento-lhe a buscar atendimento profissional para definição de melhor conduta a ser instituída no seu caso específico.
-
O lado esquerdo do cérebro, na maioria das pessoas, é o hemisfério cerebral dominante, isto é, comanda os movimentos do lado direito do corpo e a palavra falada. A recuperação da paciente dependerá da extensão da lesão causada pelo AVC e também do procedimento cirúrgico. A recuperação dependerá, ainda, de fisioterapia e fonoaudiologia. Estima-se que as chances de uma melhor recuperação sejam possíveis, de acordo com a atuação dos profissionais acima citados. Porém, na maioria dos casos de AVC, os pacientes poderão apresentar algum tipo de sequela, de movimentos e da fala.
-
Bom dia.
Entendo sua preocupação.
Aneurisma cerebral pode ser tratado de três maneiras: acompanhamento com exames, embolização (procedimento através de cateterismo) ou cirurgia. Vários fatores são considerados para se definir a melhor conduta para cada paciente. No entanto, deve ser tratado por especialista na área. O profissional que realizará o procedimento é um dos principais fatores para o bom resultado.
Espero ter ajudado e fico à disposição.
Dr. Ricardo C. Wainberg
Neurocirurgião
-
PROTRUSÕES DE DISCOS NÃO SÃO INDICATIVAS DE PROCEDIMENTO CIRÚRGICO, DEVENDO SER TENTADO SEMPRE O TRATAMENTO CONSERVADOR. SE PERSISTIR A DOR PODE SER TENTADO PROCEDIMENTO INTRADISCAL MINIMAMENTE INVASIVO COM ANESTESIA LOCAL E SEDAÇÃO LEVE, PODENDO SER EMPREGADAS DIFERENTES TÉCNICAS, DESDE UMA RADIOFREQUÊNCIA ATÉ UMA DISSECTOMIA PERCUTÂNEA VIDEOENDOSCÓPICA. TUDO VAI DEPENDER DO TAMANHO E DA LOCALIZACAO DA PROTRUSÃO.
-
A Neuralgia do Trigêmeo é um tipo de dor crônica facial, em sua grande maioria tratada com medicações específicas. Quando o tratamento conservador falha, há indicação de tratamento cirúrgico, que pode variar de uma cirurgia minimamente invasiva por radiofrequência, até uma cirurgia aberta para descompressão do nervo acometido.