Doutor Responde
Login

Neurocirurgia - Perguntas respondidas

Discreto estiramento interespinhoso lombar baixo, necessária correlação clínica para estiramento ligamentar. Mínima retrolistese L5-S1 com desidratação do disco. Redução do forame de conjugação L5-S1 esquerdo com contato disco-radicular. O que é?
  • Olá!
    A descrição desse exame de coluna lombar, sugere quadro de doença degenerativa de coluna lombar associada a alterações patológicas da estrutura ''normal'' da coluna vertebral. O forame de conjugação L5-S1 se trata do espaço por onde o nervo se localiza. Isso pode causar dor crônica. Procure um Neurocirurgião para orientar sobre o tratamento! Atenciosamente.

    1
    Dr. Jose Guilherme Amorim
    Dr. Jose Guilherme Amorim
    Neurocirurgia
    Neurologia Pediátrica
    Londrina / PR
    Solicitar agenda
  • Olá! Boa tarde.

    Os problemas na coluna são comuns a duas especialidades médicas: a ortopedia e a neurocirurgia.

    Sou neurocirurgião, membro da Sociedade Brasileira de Coluna.

    Estou à disposição!

    0
    Dr. Pedro Augusto Deja Teixeira
    Dr. Pedro Augusto Deja Teixeira
    Neurocirurgia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Meu marido está com Estenose lombar, é indicado cirurgia pelo Neurocirurgião?
  • Olá,
    Caso a estenose seja moderada a severa e os sintomas condigam com os resultados do exame, uma descompressão do canal vertebral pode melhorar muito as dores.

    0
    Dr. Alex Roman
    Dr. Alex Roman
    Neurocirurgia
    Passo Fundo / RS
    Solicitar agenda
  • Bom dia!
    A estenose de canal vertebral lombar, além do quadro de dor, pode levar à perda da força e da sensibilidade das pernas. Na maioria das vezes, se a compressão é severa, o tratamento é cirúrgico. Seria importante consultar com um neurocirurgião para indicar o melhor tratamento.

    0
    Dr. Bruno Zuccoli
    Dr. Bruno Zuccoli
    Neurocirurgia
    Londrina / PR
    Solicitar agenda
Boa tarde. Começou com uma dor na coluna, tentei terminar a semana de trabalho, mas no domingo a dor desceu pela perna esquerda até no final das pernas. Não estou aguentando de dor! O que fazer?
  • Olá, a dor progressiva e a irradiação para a perna significam uma chance maior de haver algum processo compressivo em alguma das raízes nervosas da região lombar. A própria hérnia de disco é uma das causas mais comuns. Seria interessante buscar atendimento para receber analgesia adequada e investigar, possivelmente com ressonância. Cabe lembrar que mesmo se houver algo no exame não quer dizer que será algo cirúrgico, mas a própria escolha da medicação adequada pode ser favorecida com isso.

    0
  • Olá,
    estes sintomas são comuns em casos de doença degenerativa de coluna lombar. Precisaria de ressonância magnética de coluna lombar e consultar com neurocirurgião.

    0
    Dr. Alex Roman
    Dr. Alex Roman
    Neurocirurgia
    Passo Fundo / RS
    Solicitar agenda
Boa tarde. Gostaria de saber se tem como não sentir mais essa dor do nervo trigêmeo, minha esposa fez uma ressonância e no laudo diz que uma alça vascular está tocando levemente o nervo trigêmeo e ela faz uso do oxicarbazepina e não resolveu.
  • Bom dia. Existem diversos procedimentos realizados para o tratamento da Neuralgia do trigêmeo. Agende uma consulta com um neurocirurgião que certamente ele indicará o melhor plano terapêutico para ela.
    Boa semana.

    0
    Dr. Antonio Gomes Neto
    Dr. Antonio Gomes Neto
    Dor
    Neurocirurgia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
  • Olá, em pacientes com Neuralgia do trigêmeo que não respondam ao tratamento medicamentoso e possuam alça vascular, o tratamento de escolha é a cirurgia de descompressão neurovascular. A cirurgia é realizada com técnica microcirúrgica e tem excelentes resultados. Para pacientes com contraindicação clínica ou que não desejam a cirurgia, existem ainda métodos menos invasivos como a neurotomia por radiofrequência ou por balão, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

    0
Boa tarde. Tenho 40 anos. Fiz uma ressonância magnética e foi diagnosticado uma lesão osteolítica frontal no crânio. Gostaria de saber as causas e o tratamento que deve ser realizado. Tem cura?
  • Essas lesões podem ser desde cistos benignos em que não se faz nada até lesões malignas que necessitam tratamento imediato. É importante uma avaliação com especialista com estudo de imagem e/ou laboratoriais para se diagnosticar qual tipo de lesão você possui.

    1
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.