Genética Médica - Perguntas respondidas
-
A deficiência intelectual afeta até 3% da população mundial. Os fatores genéticos desempenham um papel fundamental na deficiência intelectual e, sempre que, além da deficiência intelectual, tivermos outros fatores associados, como epilepsia, malformações ou outros, as causas genéticas devem sim ser investigadas.
No caso, como se trata de uma associação de atresia esofágica (uma malformação congênita) com deficiência intelectual, a avaliação genética com revisão detalhada do histórico e exame físico completo por um médico geneticista será fundamental para esclarecer a causa para o quadro.
-
Prezado,
 
o ideal seria se consultar com um médico geneticista para realização de exames ao longo da gestação e aconselhamento genético!
Att
-
O seu histórico chama bastante atenção, sim. Quando existem casos de câncer em diferentes ramos da família (materno e paterno) e múltiplos problemas de saúde pessoais como nódulos nas mamas e na tireoide, além da necessidade de cirurgia por miomas é importante avaliar se existe uma predisposição genética por trás.
O médico geneticista pode investigar se esses achados fazem parte de uma síndrome de predisposição hereditária ao câncer ou de outras condições genéticas. Durante a consulta, fazemos uma análise detalhada da sua história clínica e familiar, construímos um heredograma (espécie de "árvore genealógica médica") e, se indicado, solicitamos exames genéticos para esclarecer riscos e orientar medidas de prevenção e acompanhamento personalizados.
Procure essa avaliação o quanto antes: quanto mais cedo entendemos o risco, maiores as chances de atuar na prevenção e no diagnóstico precoce tanto para você quanto para seus familiares.
Se desejar, atendo em consultório e ficarei à disposição para te orientar de forma individualizada.