Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
Ouvir vozes que outras pessoas não ouvem é um sintoma que se chama "alucinação". Você deve levar seu marido a um psiquiatra, para que se possa investigar o porquê desta manifestação e instituir o tratamento necessário.
-
Existem várias medicações eficazes para TDAH. No Brasil, as de primeira linha que temos são a Ritalina* (metilfenidato) e a lisdexanfetamina. Existem tratamentos não medicamentosos, com base na terapia comportamental, que também podem funcionar no tratamento do TDAH e alguns profissionais evitam medicações por este motivo. Entretanto, os resultados do remédio costumam ser mais rápidos e se trata de medicações bastante seguras. Mas, pode haver motivos individuais para o médico evitar a prescrição, tais como, só por exemplo, história de abuso de drogas, transtorno bipolar não controlado, idade baixa demais ou avançada demais. Outro motivo válido é quando a pessoa tem sintomas de TDAH, mas não preenche todos os critérios. Finalmente, alguns profissionais não prescrevem só por terem preconceito ou por não saberem usar estas medicações.
-
Seus sintomas podem ter muitas causas, sendo uma frequente a depressão. Procure imediatamente um psiquiatra (e, na ausência deste, outro médico) para que possa ser avaliada, diagnosticada e tratada. Há muitos tratamentos eficazes e que vão ajudar você.
-
Cerca de dez por cento das pessoas possuem tinnitus, zumbido no ouvido. Em 90% dos casos, infelizmente, não se consegue descobrir a causa e tratar especificamente. Porém, vale a pena você consultar um otorrinolaringologista e fazer exames, porque se pode descobrir a causa, eventualmente, e tratar. Mesmo quando não se descobre uma causa específica, existem vários tratamentos para alívio.
-
Qual sua dúvida?

